DIA DA IMPRENSA. 01 DE JUNHO DE 2011
A história da Imprensa no Brasil tem inicio em 1808 com a chegada da família real no Brasil. Até então, proibida toda e qualquer atividade de imprensa — fosse a publicação de jornais, livros ou panfletos. Esta era uma peculiaridade da América Portuguesa, pois nas demais colônias européias no continente a imprensa se fazia presente desde o século XVI.
Em 10 de setembro de 1808 foi criada a Gazeta do Rio de Janeiro e assim nasceu o Dia Da Imprensa. A partir de 2000, porém, através da LEI No 9.831, DE 13 DE SETEMBRO DE 1999 foi estabelecida, em todo o país, a data de 1º de junho de cada ano para as comemorações do Dia da Imprensa.
A história da imprensa é marcada por lutas constantes para que haja liberdade. Claro, muitas vitórias já foram conquistadas, mas ainda há muito para se conquistar.
Que a liberdade de imprensa, que o compromisso com a verdade esteja sempre nos coração desses profissionais que são indispensáveis para a formação de uma sociedade digna.
“A imprensa precisa empenhar-se de modo incansável em prol da democracia constitucional, combatendo com intensidade os regimes de exceção e o cerceamento das liberdades. O apreço pelo governo das leis, mais que dos homens, é a prova do engajamento da imprensa no processo permanente de aprimoramento institucional do país. A imprensa deve conduzir os debates apropriados em torno dos avanços e das mudanças que se fizerem necessárias à evolução do regime político brasileiro. Também deve lutar pela plena aplicação da Constituição Federal, sobretudo no que se refere ao capítulo da Comunicação Social. Finalmente, a imprensa precisa oferecer o espaço para o cultivo da diversidade, em todas as suas acepções. Ela deve sediar campo generoso para a saudável convivência das manifestações de pessoas de todas as etnias, credos, opiniões e ideologias. O debate de idéias deve ser estimulado. As divergências e as discordâncias devem ser encaradas como sinal de riqueza intelectual”. Por Rogério Faria Tavares (Observatório da Imprensa)
A Universidade Gama Filho dá os parabéns aos profissionais da imprensa e que a arte de fazer jornalismo cresça, evolua e esteja sempre de mãos dadas com a ética da profissão.
Data da notícia: 01/06/2011
Depto. Comunicação
|