DICA DE LEITURA DA UGF: ‘ATLETAS GENETICAMENTE MODIFICADOS’ É MAIS UM LANÇAMENTO DA EDITORA PHORTE
O livro trata de uma proposta de reflexão teórica sobre a ética no esporte de alto rendimento atual diante de uma problemática nova e ainda muito pouco debatida nas ciências do esporte, as revolucionárias descobertas feitas nos últimos 15 anos sobre a natureza, o funcionamento e as potencialidades do genoma humano.
O tema abordado por Miah é bastante original e é muito conturbado nos dias de hoje.
O autor propõe no livro duas estratégias que acredita serem as mais apropriadas para encaminhar a construção de soluções consistentes. A primeira delas se refere a um radical estudo filosófico dos conceitos de doping e antidoping; a segunda alude ao mapeamento dos pontos que tanto afastam como aproximam a ética biomédica das abordagens filosóficas do esporte fundamentadas em teorias do valor.
No capítulo 2 são analisadas as diretrizes teóricas que norteiam as atuais políticas mundiais de combate ao doping. Os capítulos 3 e 4 são destinados a apresentar os conceitos mais importantes da engenharia genética enquanto ciência em constante aprimoramento e o modo como as mídias têm tratado a idéia de modificação genética no esporte.
Os alvos da análise do autor são Michel de Montaigne, René Descartes, Charles Darwin, Thomas Hobbes, John Locke, Immanuel Kant, Stuart Mill e Francis Fukuyama.
Já no sexto capítulo do livro Miah ensaia a construção de respostas tendo como base a noção de personalidade. Personalidade remete à condição de alguém ser pessoa, que, por seu turno, possui como característica básica a determinação de intencionalidades morais perante eventos.
Para finalizar, o autor Andy Miah se destaca pela sua ousadia e clareza com que aborda assunto tão novo e tão controverso.
CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o livro!
Data da noticia: 01/06/2011
Por Jane Cristina Mathias Cantu
|