DIA MUNDIAL SEM TABACO 2011
POR WILLIAM MALAGUTTI - COORDENADOR DO CURSO DE SAÚDE PÚBLICA E PSF PARA ENFERMEIRO
O tabagismo é considerado uma Pandemia, ou seja, uma “doença epidêmica” que afeta a maioria das pessoas em todos os continentes. È considerado um problema de Saúde Pública mundial segundo a Organização Mundial de Saúde e a segunda maior causa de mortes em todo mundo. No Brasil, isto também é uma triste realidade que nos permeia.
É definido como o ato de se consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio ativo é a nicotina. Além da nicotina na elaboração do cigarro são introduzidos compostos químicos, alcatrão, hulha, hidrocarbonetos, substâncias estas que acabam alterando a fisiologia e funcionamento dos órgãos e sistemas do corpo humano. Segundo o site do Ministério da Saúde do Brasil com dados da OMS – Organização Mundial de Saúde elencamos algumas considerações acerca do Tabagismo:
* Que a fumaça do cigarro reúne, aproximadamente, 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes e muitas delas são cancerígenas;
* Que o tabagismo está ligado a 50 tipos de doenças como câncer de pulmão, de boca e de faringe, além de problemas cardíacos;
* Que, no Brasil, 23 pessoas morrem por hora em virtude de doenças ligadas ao tabagismo;
* Que crianças com sete anos de idade nascidas de mães que fumaram 10 ou mais cigarros por dia durante a gestação apresentam atraso no aprendizado quando comparadas a outras crianças;
Portanto, percebemos a gravidade que o tabaco provoca nas pessoas saudáveis, e quando o mesmo é utilizado por pacientes diabéticos, hipertensos, oncológicos e com imunidade deprimida, acabam complicando ainda mais seu estado geral quando são consumidores de cigarrros, cigarrilhas, charutos entre outros.
Além disso, devemos nos atentar que o tabagismo passivo, ou seja, aquela pessoa que não fuma e acaba inalando a fumaça de pessoas que tenham o hábito de fumar em ambientes fechados, acabam adquirindo doenças da mesma forma.
O dia mundial do tabaco é comemorado no próximo dia 31 de Maio em todo mundo, promovido pela Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco e tem por objetivo entre outros conscientizar a população acerca dos malefícios do hábito de fumar e sugere algumas propostas como:
* Banir a publicidade, a promoção e o patrocínio dos produtos de tabaco na mídia escrita e televisiva;
* Garantir apoio (tratamento) para que as pessoas vençam a dependência em tabaco (nicotina) em serviços próprios de saúde de suas localidades;
* Controlar o comércio ilícito (contrabando) de produtos de tabaco;
* Impedir a venda para e por menores de idade em bares, restaurantes e locais de comércio legal e ilegal;
Nós profissionais de área de saúde, devemos fortalecer ideais e orientar toda população com propostas de educação em saúde, de que o hábito de fumar – tabagismo ativo ou passivo -, seja combatido em todos os locais e que pessoas dependentes procurem algumas unidades da Secretaria Municipal de Saúde na cidade de São Paulo, denominados CAPs, - Centros de Apoio Psico Social que podem receber tratamento para esse tipo de dependência, e tornarem-se pessoas com hábitos e estilo de vida mais saudáveis, prevenindo futuras complicações de saúde.
A UGF apóia a campanha. Faça parte você também!
Por William Malagutti
Coordenador do Curso de Saúde Pública e PSF para Enfermeiro
Data da noticia: 31/05/2011
Depto. Comunicação
|