28 DE MAIO É O DIA NACIONAL DE LUTA PELA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNA
No dia 28 de maio é celebrado o Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a morte materna são aquelas que acontecem devido a complicações da gestação, no parto ou até 42 dias depois do término da gravidez.
As causas mais freqüentes podem ser hipertensão arterial, hemorragias, infecções puerperais, aborto e doenças do aparelho circulatório.
Tendo vista a má qualidade de vida dos contextos familiares (onde ocorre a maioria dos óbitos maternos), a violência doméstica, o analfabetismo, a baixa renda e a desigualdade social e de gênero, segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, as regiões Norte e Nordeste são as que apresentam os maiores índices.
O objetivo do Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna é mostrar a realidade do país, garantir que as mulheres se informem sobre os direitos relacionados ao exercício pleno de sua vida sexual e reprodutiva e sobre problemas ocorridos durante a gravidez, o parto, pós-parto, ou por complicações de um aborto inseguro.
UGF após o Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna e deseja que a cada ano a data se torne um verdadeiro símbolo da conquista da redução da mortalidade.
Fonte: MBPress
Data da notícia: 28/05/2011
Depto. Comunicação