Universidade Gama Filho
  • CREF

 
Notícias
 
Últimas notícias:

   
   

SOBRE OS DIREITOS CIVIS DOS JOVENS NO BRASIL

Por Mirlene Simões Severo*

 

É recente a discussão sobre os direitos civis dos jovens em nosso país. Data de 2003 quando também foram criadas a Secretaria Nacional de Juventude e o Conselho Nacional de Juventude.

Desde então que tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 4529/04 que dispõe sobre o Estatuto da Juventude. Ele resume e agrega alguns direitos já existentes para os jovens, como o Estatuto da Criança e do Adolescente, e também propõe políticas de proteção, de acesso à justiça, e de cultura e lazer. Dentre estes temas, destacamos a proposta quanto às políticas de educação, em especial a educação universitária, ressaltando as legislações existentes sobre qualidade de ensino e pesquisa; o acesso ao mercado de trabalho por meio da capacitação e profissionalização dos jovens com destaque para investimentos no empreendedorismo individual e/ou coletivo; a adoção de políticas públicas para que a desigualdade entre homens e mulheres seja superada na juventude; entre outros.

Mas, a discussão sobre o Estatuto da Juventude tomou espaço principalmente pelos dados de violência associada aos jovens, que marcaram os anos 2000 no Brasil.

Os jovens são autores e vítimas da violência em nossas cidades, daí a importância em termos uma lei exclusiva para eles.  Dados recentes do Instituto Sangari (2011) mostram que a violência entre jovens de 15 a 24 anos cresceu na década de 1998/2008. Neste período entre os adultos a taxa de homicídio ficou entre 1,8% enquanto para os jovens atingiu 39,7%. Outro dado desta pesquisa aponta que 72,1% dos jovens morreram por causas externas em 2004.

Estes dados falam por si, os jovens no Brasil vivem a insegurança associada a falta de perspectiva de futuro. É neste momento que se insere os direitos dos jovens como fundamental à sua integridade e desenvolvimento. Os direitos civis aparecem como garantias ao desenvolvimento social, econômico e emocional de jovens, além de indicarem também o caminho para a transformação de vidas outrora pautadas pela violência.

Embora saibamos que o Estatuto da Juventude deixou de discutir temas relevantes, como a reinserção social do jovem infrator, é um importante passo na conquista de cidadania e de instrumentos para a efetiva ação dos direitos humanos em nossa sociedade, assim como fora o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto do Idoso e o Estatuto da Igualdade Racial.  

 

Links relacionados:

>> DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

>> GESTÃO DE PROJETOS E PROGRAMAS SOCIOEDUCACIONAIS E ESPORTIVOS

>> SOCIOLOGIA

 

Mirlene Simões Severo é doutoranda em Sociologia  e professora de Sociologia EAD

 

Data da notícia: 26/05/2011

Depto. Comunicação

 

   
 
Mais...
Veja todas as notícias cadastradas.

 

 

 

 

 
Biblioteca Digital
Blogs dos Professores
Visite sempre nossa BlogEsfera, com Blogs de nossos Professores reunidos em um só lugar, com informação de qualidade para você!
 
Regulamento Geral da Pós-Graduação (Aprovado pela Resolução 786, de 14 de setembro de 2010)

Livros dos Professores e Coordenadores
 
A Central de Cursos promove o PROJETO SOCIAL "Segunda eu começo" - 100% GRATUITO
 
FAQ (EAD)
Tire suas dúvidas sobre o que são os Cursos a Distância, como funcionam e quais são as diferenças entre eles.
Depoimentos
Veja os depoimentos dos nossos alunos e dê o seu depoimento.
Newsletter
Receba informações no seu e-mail.
EDITORA PHORTE CONVIDA PARA O LANÇAMENTO DO LIVRO “GUIA PRÁTICO PARA GESTANTES”, DIA 13 DE JUNHO, EM SÃO PAULO
A Phorte Editora tem o prazer de convidá-los para a noite de autógrafos e coquetel do livro GUIA PRÁTICO PARA GESTANTES, das autoras Gizele Monteiro e Ivani Manzzo.
 

CENTRAL DE CURSOS
Rua Treze de Maio, 681 .|. Bela Vista - São Paulo/SP
. Todas Localidades (Exceto Manaus / Natal / São José dos Campos / Caraguatatuba e Goiânia): 4062-0642 (Ligação Local)
. Todos os Estados: 0300 10 10 10 1
. Goiânia: (62) 4052-0642 . São Paulo: (11) 2714-5656 / (11) 2714-5690
. Rio de Janeiro: (21) 2484-3336 . Bahia: (71) 4062-8686
. Manaus / Natal / São José dos Campos / Caraguatatuba: 0800 772 0149