SALVEM O MUNDO! VAMOS BRINCAR...
POR TIAGO AQUINO DA COSTA E SILVA (PAÇOCA)
Quais ações os profissionais de Educação Física deverão adotar para oferecer momentos mais prazerosos e inesquecíveis aos seus alunos!? Quando atuamos com pessoas é importante nos conhecermos e sabermos também como elas se desenvolvem e do que precisam.
Os profissionais de Educação Física e Pedagogos podem utilizar o brincar como instrumento para o desenvolvimento das pessoas, do infantil ao idoso, oferecendo-lhes oportunidades para participar de jogos, criar, explorar, divertir e ‘experienciar’. Em um espaço adequado para brincar, as crianças farão as escolhas sobre o que elas brincam e com quem manifestam esse desejo. Nele atua o “Educador do Brincar” como animador e facilitador.
O “Educador do Brincar” promoverá mudanças nas pessoas e no contexto familiar e social em que vivem. Também é um educando permanente, pois ao mesmo tempo em que auxiliar a criança ou o jovem na construção do seu conhecimento, desenvolve-se também com as experiências trocadas, ampliando sua dimensão educativa. Esse profissional então deverá possuir pré-disposição para o desenvolvimento das relações interpessoais, da liderança, da comunicação, da criatividade, além das habilidades físicas, psicológicas e sociais necessárias para um bom desempenho, segundo a IPA BRASIL (Associação Brasileira pelo Direito do Brincar).
Para Silva e Gonçalves (2010) o brincar e o jogar são momentos sagrados na vida de qualquer indivíduo. É com a prática dos jogos e das brincadeiras que as crianças ampliam seus conhecimentos sobre si, sobre os outros e sobre o mundo que está ao seu redor, desenvolvem as múltiplas linguagens, exploram e manipulam objetos, organizam seus pensamentos, descobrem e agem com as regras, assumem papel de líderes e se socializam com outras crianças, preparando-se para um mundo socializado.
Desde os primeiros meses de vida, a criança se inclui no mundo por meio dos vínculos que estabelece com os adultos que cuidam dela. Surge aí a necessidade do BRINCAR, o que estreita a relação criança-adulto, e vida imaginária-vida real.
Para IPA BRASIL (Associação Brasileira pelo Direito do Brincar) os valores fundamentais que podem ser transmitidos para as crianças pelas brincadeiras são:
1. CONFIANÇA: As crianças precisam aprender a confiar em si e nos outros e isso acontece quando ela deposita confiança em sua família e nos adultos com os quais se relacionam. Esse sentimento é a base da autonomia.
2. HONESTIDADE: Baseia-se na confiança que as pessoas desenvolvem umas nas outras. Ajuda a desenvolver a solidariedade.
3. VERDADE: São os fatos reais sobre a situação e entre as pessoas, não algo inventado, imaginado, escondido. A confiança ajuda a desenvolver a verdade.
4. ESPERANÇA: A vocação para sonhar é parte da personalidade humana. A criança precisa resgatar o sonho e a fantasia em sua vida para vivê-la positivamente.
5. ALEGRIA: Criar um ambiente festivo e estimulante, com brincadeiras e momentos de descontração, ajuda não só o desenvolvimento saudável da criança, mas auxilia os adultos a relaxar depois de um dia difícil e a encarar a vida com mais otimismo e coragem.
6. BELEZA: A capacidade de descobrir o belo nas pequenas coisas é fundamental para o desenvolvimento da alma infantil. Ela desperta também qualidades anímicas que são a fonte geradora de energia vital e do desenvolvimento saudável do corpo e da mente.
7. TOLERÂNCIA: Ao brincar e conviver com pessoas de diferentes idades, capacidades, culturas e etnias, as crianças aprendem a aceitar as diferenças, desenvolvem a tolerância e o respeito pelo outro, condições indispensáveis para a construção da paz.
8. HUMILDADE: Aceitar sua vez na hora de jogar e aprender a perder, com as suas emoções controladas, contribui para que as crianças reconheçam que, nem sempre sabem ou podem tudo e precisam ter humildade para reconhecer o quanto ainda precisam desenvolver-se.
Acredito que seja de suma importância os profissionais de Educação Física oportunizar o Brincar em todas as suas ações, seja nas escolas, academias e clubes, entre outras. Então, saia da cadeira, abra um sorriso e espalhe os valores do brincar aos seus alunos.
REFERÊNCIAS BILBIOGRÁFICAS
SILVA, T.A.C.; GONÇALVES,K.G.F. Manual de Lazer e Recreação: o mundo lúdico ao alcance de todos. São Paulo: Phorte Editora, 2010.
MARTINS, M.F. Brincar é preciso! Guia para mães, pais, educadores e para quem possa interessar... São Paulo: Evoluir Cultural, 2009.
Data da notícia: 25/05/2011
Depto. Comunicação
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