Universidade Gama Filho
  • CREF

 
Notícias
 
Últimas notícias:

   
 

SALVEM O MUNDO! VAMOS BRINCAR...

POR TIAGO AQUINO DA COSTA E SILVA (PAÇOCA)

 

Quais ações os profissionais de Educação Física deverão adotar para oferecer momentos mais prazerosos e inesquecíveis aos seus alunos!? Quando atuamos com pessoas é importante nos conhecermos e sabermos também como elas se desenvolvem e do que precisam.

Os profissionais de Educação Física e Pedagogos podem utilizar o brincar como instrumento para o desenvolvimento das pessoas, do infantil ao idoso, oferecendo-lhes oportunidades para participar de jogos, criar, explorar, divertir e ‘experienciar’. Em um espaço adequado para brincar, as crianças farão as escolhas sobre o que elas brincam e com quem manifestam esse desejo. Nele atua o “Educador do Brincar” como animador e facilitador.

O “Educador do Brincar” promoverá mudanças nas pessoas e no contexto familiar e social em que vivem. Também é um educando permanente, pois ao mesmo tempo em que auxiliar a criança ou o jovem na construção do seu conhecimento, desenvolve-se também com as experiências trocadas, ampliando sua dimensão educativa. Esse profissional então deverá possuir pré-disposição para o desenvolvimento das relações interpessoais, da liderança, da comunicação, da criatividade, além das habilidades físicas, psicológicas e sociais necessárias para um bom desempenho, segundo a IPA BRASIL (Associação Brasileira pelo Direito do Brincar).

Para Silva e Gonçalves (2010) o brincar e o jogar são momentos sagrados na vida de qualquer indivíduo. É com a prática dos jogos e das brincadeiras que as crianças ampliam seus conhecimentos sobre si, sobre os outros e sobre o mundo que está ao seu redor, desenvolvem as múltiplas linguagens, exploram e manipulam objetos, organizam seus pensamentos, descobrem e agem com as regras, assumem papel de líderes e se socializam com outras crianças, preparando-se para um mundo socializado.

Desde os primeiros meses de vida, a criança se inclui no mundo por meio dos vínculos que estabelece com os adultos que cuidam dela. Surge aí a necessidade do BRINCAR, o que estreita a relação criança-adulto, e vida imaginária-vida real.

Para IPA BRASIL (Associação Brasileira pelo Direito do Brincar) os valores fundamentais que podem ser transmitidos para as crianças pelas brincadeiras são:

1.      CONFIANÇA: As crianças precisam aprender a confiar em si e nos outros e isso acontece quando ela deposita confiança em sua família e nos adultos com os quais se relacionam. Esse sentimento é a base da autonomia.

2.      HONESTIDADE: Baseia-se na confiança que as pessoas desenvolvem umas nas outras. Ajuda a desenvolver a solidariedade.

3.      VERDADE: São os fatos reais sobre a situação e entre as pessoas, não algo inventado, imaginado, escondido. A confiança ajuda a desenvolver a verdade.

4.      ESPERANÇA: A vocação para sonhar é parte da personalidade humana. A criança precisa resgatar o sonho e a fantasia em sua vida para vivê-la positivamente.

5.      ALEGRIA: Criar um ambiente festivo e estimulante, com brincadeiras e momentos de descontração, ajuda não só o desenvolvimento saudável da criança, mas auxilia os adultos a relaxar depois de um dia difícil e a encarar a vida com mais otimismo e coragem.

6.      BELEZA: A capacidade de descobrir o belo nas pequenas coisas é fundamental para o desenvolvimento da alma infantil. Ela desperta também qualidades anímicas que são a fonte geradora de energia vital e do desenvolvimento saudável do corpo e da mente.

7.      TOLERÂNCIA: Ao brincar e conviver com pessoas de diferentes idades, capacidades, culturas e etnias, as crianças aprendem a aceitar as diferenças, desenvolvem a tolerância e o respeito pelo outro, condições indispensáveis para a construção da paz.

8.      HUMILDADE: Aceitar sua vez na hora de jogar e aprender a perder, com as suas emoções controladas, contribui para que as crianças reconheçam que, nem sempre sabem ou podem tudo e precisam ter humildade para reconhecer o quanto ainda precisam desenvolver-se.

 

Acredito que seja de suma importância os profissionais de Educação Física oportunizar o Brincar em todas as suas ações, seja nas escolas, academias e clubes, entre outras. Então, saia da cadeira, abra um sorriso e espalhe os valores do brincar aos seus alunos.

 

 

REFERÊNCIAS BILBIOGRÁFICAS

SILVA, T.A.C.; GONÇALVES,K.G.F. Manual de Lazer e Recreação: o mundo lúdico ao alcance de todos. São Paulo: Phorte Editora, 2010.

MARTINS, M.F. Brincar é preciso! Guia para mães, pais, educadores e para quem possa interessar... São Paulo: Evoluir Cultural, 2009.

 

 

Data da notícia: 25/05/2011

Depto. Comunicação

 

   
 
Mais...
Veja todas as notícias cadastradas.

 

 

 

 

 
Biblioteca Digital
Blogs dos Professores
Visite sempre nossa BlogEsfera, com Blogs de nossos Professores reunidos em um só lugar, com informação de qualidade para você!
 
Regulamento Geral da Pós-Graduação (Aprovado pela Resolução 786, de 14 de setembro de 2010)

Livros dos Professores e Coordenadores
 
A Central de Cursos promove o PROJETO SOCIAL "Segunda eu começo" - 100% GRATUITO
 
FAQ (EAD)
Tire suas dúvidas sobre o que são os Cursos a Distância, como funcionam e quais são as diferenças entre eles.
Depoimentos
Veja os depoimentos dos nossos alunos e dê o seu depoimento.
Newsletter
Receba informações no seu e-mail.
EDITORA PHORTE CONVIDA PARA O LANÇAMENTO DO LIVRO “GUIA PRÁTICO PARA GESTANTES”, DIA 13 DE JUNHO, EM SÃO PAULO
A Phorte Editora tem o prazer de convidá-los para a noite de autógrafos e coquetel do livro GUIA PRÁTICO PARA GESTANTES, das autoras Gizele Monteiro e Ivani Manzzo.
 

CENTRAL DE CURSOS
Rua Treze de Maio, 681 .|. Bela Vista - São Paulo/SP
. Todas Localidades (Exceto Manaus / Natal / São José dos Campos / Caraguatatuba e Goiânia): 4062-0642 (Ligação Local)
. Todos os Estados: 0300 10 10 10 1
. Goiânia: (62) 4052-0642 . São Paulo: (11) 2714-5656 / (11) 2714-5690
. Rio de Janeiro: (21) 2484-3336 . Bahia: (71) 4062-8686
. Manaus / Natal / São José dos Campos / Caraguatatuba: 0800 772 0149