ARQUITETURA EM EVIDÊNCIA
‘Boom’ no mercado imobiliário faz aumentar procura por arquitetos e urbanistas
Com a divulgação e criação de novos programas pelo poder público para construção de moradias populares, os arquitetos e urbanistas tem visto uma expansão em sua área de atuação e consequentemente, uma ampliação no mercado de trabalho.
Apesar de associarmos a carreira do arquiteto à área de edificações, estes profissionais também trabalham com paisagismo, cenografia, conservação e preservação de patrimônios históricos e culturais, design gráfico, e também podem projetar moveis e utensílios.
De acordo com o Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (Sasp), todos os anos 6.500 estudantes se formam em arquitetura no país, sendo que 30% deles são de São Paulo. Mas é muito difícil algum deles ficar sem emprego. Durante a vida acadêmica eles fazem estágio supervisionado, que possibilita uma vivência na profissão e os prepara para o mercado de trabalho. Para uma noção da quantidade de vagas disponíveis, no estado de São Paulo, por exemplo, metade das prefeituras não tem arquiteto.
Os profissionais que já atuam na área garantem que para seguir uma carreira não basta saber desenhar, mas tem que ter muito jogo de cintura, pois durante um projeto o arquiteto poderá se deparar com problemas que necessitem de uma solução rápida, como um problema de sinalização ou acessibilidade.
Para os arquitetos que desejam inovar na qualificação profissional, a Universidade Gama Filho oferece o curso de pós-graduação em Design de Interiores, voltado para área de design, com disciplinas que discutem desde a História e Cultura da Arte até Gestão e Marketing no Design de Interiores. Todas ministradas por professores conceituados e aptos para a preparação dos alunos neste segmento.
Com informações do G1.com Por Annally A. Lima Data da noticia: 18/05/2011
|