Universidade Gama Filho
  • CREF

 
Notícias
 
Últimas notícias:

   
 

PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO PARA PREVENÇÃO DA DOENÇA CARDIOVASCULAR

Por Prof. Newton Nunes 

 

Embora a realização de atividades físicas rotineiras, tais como, andar, lavar o carro, varrer a casa, colabore para um estilo de vida menos sedentário, a prescrição individualizada de exercícios físicos, traz benefícios mais eficazes e seguros para cada praticante.

 

INTENSIDADE DE EXERCÍCIO

Para indivíduos jovens e idosos, portadores ou não de fatores de risco para doença cardiovascular e cardiopatas estáveis, a intensidade do exercício deve ser prescrita pelos limiares ventilatórios fornecidos pela ergoespirometria. Para os pacientes com insuficiência cardíaca a prescrição do limite superior deve ser estabelecida 10% menor que o valor registrado no ponto de descompensação respiratória, evitando assim, que o exercício seja realizado em acidose metabólica descompensada.  Na falta de uma avaliação ergoespirométrica, entre 50 e 70% da frequência cardíaca de reserva (FCres). Pela maior facilidade de mensuração durante as sessões de treinamento físico, a intensidade do exercício pode ser controlada pela frequência cardíaca correspondente ao limiar anaeróbio e 10% abaixo do ponto de descompensação respiratória, através da palpação da artéria radial no punho ou frequencímetro. A freqüência cardíaca de reserva é empregada na fórmula de Karvonen, descrita abaixo:                                                                                      

 

FC treinamento = (FCmáx – FCrep)     x    % de treinamento físico  + FCrep        

                                                   

CUIDADOS ADICIONAIS COM A INTENSIDADE DA PRESCRIÇÃO

É de extrema importância que as recomendações sejam seguidas pelo paciente, principalmente quando ele faz uso de beta-bloqueadores ou anti-hipertensivos, pois esses medicamentos alteram a freqüência cardíaca e a pressão arterial durante o teste. Outro ponto importante também acontece quando o paciente treina em bicicleta. Quando isto ocorre, deve-se reduzir em 10% o valor da freqüência cardíaca máxima, se o teste ergométrico for realizado em esteira rolante, antes de aplicar a fórmula de Karvonen. Dessa forma, quando o aluno realizar o treino em bicicleta, a frequência cardíaca estará diminuída em 10% em relação à esteira, pois na bicicleta estarão envolvidos menores grupos musculares.  

Ainda com relação à freqüência cardíaca, quando a resposta ao teste for isquêmica (teste positivo), deve-se considerar como freqüência cardíaca máxima, o valor registrado no estágio de positivação, para evitar que o indivíduo treine acima do limite de isquemia.

É viável e sensato que exista flexibilidade durante a aplicabilidade dessas porcentagens na prescrição de exercício, no que se refere à condições gerais de saúde do indivíduo (cardiovascular, muscular, osteo-articular, psicossomáticas e outras). Vale lembrar que o custo/ benefício da prevenção e reabilitação cardiovascular deve obedecer muita mais a adesão desse paciente ao programa, conseguida através do prazer em realizar o exercício físico .

 

Por Prof. Newton Nunes www.areadetreino.com.br

           

            Data da noticia: 11/05/2011

            Depto. Comunicação

   
 
Mais...
Veja todas as notícias cadastradas.

 

 

 

 

 
Biblioteca Digital
Blogs dos Professores
Visite sempre nossa BlogEsfera, com Blogs de nossos Professores reunidos em um só lugar, com informação de qualidade para você!
 
Regulamento Geral da Pós-Graduação (Aprovado pela Resolução 786, de 14 de setembro de 2010)

Livros dos Professores e Coordenadores
 
A Central de Cursos promove o PROJETO SOCIAL "Segunda eu começo" - 100% GRATUITO
 
FAQ (EAD)
Tire suas dúvidas sobre o que são os Cursos a Distância, como funcionam e quais são as diferenças entre eles.
Depoimentos
Veja os depoimentos dos nossos alunos e dê o seu depoimento.
Newsletter
Receba informações no seu e-mail.
EDITORA PHORTE CONVIDA PARA O LANÇAMENTO DO LIVRO “GUIA PRÁTICO PARA GESTANTES”, DIA 13 DE JUNHO, EM SÃO PAULO
A Phorte Editora tem o prazer de convidá-los para a noite de autógrafos e coquetel do livro GUIA PRÁTICO PARA GESTANTES, das autoras Gizele Monteiro e Ivani Manzzo.
 

CENTRAL DE CURSOS
Rua Treze de Maio, 681 .|. Bela Vista - São Paulo/SP
. Todas Localidades (Exceto Manaus / Natal / São José dos Campos / Caraguatatuba e Goiânia): 4062-0642 (Ligação Local)
. Todos os Estados: 0300 10 10 10 1
. Goiânia: (62) 4052-0642 . São Paulo: (11) 2714-5656 / (11) 2714-5690
. Rio de Janeiro: (21) 2484-3336 . Bahia: (71) 4062-8686
. Manaus / Natal / São José dos Campos / Caraguatatuba: 0800 772 0149