TREINAMENTO FÍSICO NO CALOR – Por Newton Nunes
O exercício físico regular traz muitos benefícios à saúde, contudo, condições de calor e umidade excessivas podem trazer um grande desafio à capacidade do corpo em resistir a tais situações. O desempenho fica significativamente reduzido e aumentam os riscos de desidratação. O corredor pode realizar a sua atividade física de forma mais segura, reduzindo o tempo e o esforço dedicado ao aquecimento, mudando a sessão de exercício ou a estratégia de competição visando reduzir a intensidade e realizando pausa mais longas e frequentes.
Durante uma corrida, os músculos produzem grande quantidade de calor que deve ser dissipado para o ambiente, ou então ocorrerá um aumento da temperatura central. Como a produção de calor pelos músculos é proporcional à taxa de trabalho, o exercício de alta intensidade e de moderada duração (5 a 10 Km) e atividades prolongadas (maratonas) apresentam um maior risco.
Por Prof. Newton Nunes www.areadetreino.com.br
Professor dos Cursos de Pós-Graduação da UGF.
O parágrafo acima faz parte do site “Bem Estar” da Globo.Com. Confira o artigo na íntegra no link http://bit.ly/mLbmiM e compartilhe com seus amigos.
Data da noticia: 02/05/2011
Depto. Comunicação
|