AUMENTANDO A DIFICULDADE, PARA MELHORAR OS RESULTADOS E ATINGIR OS OBJETIVOS. POR ANTONIO FRANCISCO CORDEIRO ROZA
Para que o exercício continue ajudando seu aluno a progredir em direção às suas metas, deve haver continuidade, quer dizer, deve-se prosseguir desafiando os músculos para fortalecê-los, impondo-lhes maiores sobrecargas. No início, quase todo exercício será desafiador, mas depois de algumas semanas ou meses (todos são diferentes), você precisará aumentar a intensidade para manter as coisas se movendo na direção certa.
Há quatro modos que o personal trainer utiliza para aumentar a intensidade de um exercício:
- Aumentar a carga.
- Diminuir a quantidade de repouso entre as séries.
- Aumentar o número de repetições.
- Mudar a ordem dos exercícios.
O FRACASSO PODE SER BOM, QUANDO OCORRE UMA FADIGA MUSCULAR.
A academia é o único lugar onde o fracasso é, de fato, um resultado que ele pode esperar e desejar, que é bom – até mesmo desejável. Com isso, eu quero dizer que nós queremos trabalhar até o ponto do fracasso muscular momentâneo na última ou nas duas últimas repetições; quer dizer, levar o músculo ao ponto de fadiga completa par que assim ele retorne mais forte. Ou seja, o músculo desenvolve após sua regeneração tornado mais forte e resistente.
Resistindo aos efeitos de gravidade enquanto o músculo está alongando-se, pode-se fazer com que o músculo produza muito mais força e melhore bastante a efetividade do treinamento de resistência. A sugestão é que o personal trainer oriente seu cliente para executar a parte positiva do movimento contando até dois e a negativa contando até quatro. O fracasso pode ser uma coisa boa. Só não pode ser negativo.
Antonio Francisco Cordeiro Roza
Cref. 049638-G/SP
Data da noticia: 11/04/2011
Depto. Comunicação
|