NO DIA 7 DE ABRIL, A UGF COMEMORA O DIA DO JORNALISTA
7 de abril, dia do jornalista, data que foi instituída pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em homenagem ao médico e jornalista João Batista Líbero Badaró, morto em São Paulo no ano de 1830, por inimigos políticos durante uma passeata de estudantes.
A história do jornalismo é assim, marcada por lutas, confrontos, mortes e nem por isso, uma história triste. É na verdade uma história repleta de batalhas, mas com muitas vitórias em busca de um jornalismo ético, sério, compromissado com a verdade e que tem como maior ideal, levar a informação, o conhecimento e senso crítico ao seu povo.
A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e os sindicatos da categoria estão aproveitando a data para ampliar a mobilização pela aprovação das Propostas de Emenda Constitucional (PECs) que restabelecem a exigência do diploma como requisito para o exercício da profissão. Tema que gera polêmica e discute a responsabilidade da profissão, que para muitos – infelizmente – é vista de forma deturpada.
Que a liberdade de imprensa, que o compromisso com a verdade esteja sempre nos coração desses profissionais que são indispensáveis para a formação de uma sociedade digna.
A Universidade Gama Filho dá os parabéns aos jornalistas e que a arte de fazer jornalismo cresça, evolua e esteja sempre de mãos dadas com a ética da profissão.
Data da noticia: 07/04/2011
Depto. Comunicação
|